terça-feira, 13 de outubro de 2009

POPMATTERS














vaca leiteira (ao centro na foto) considera que a crônica pop tá vivendo uma crise e tá besta com isso










meu site de cultura pop preferido é, desde sempre, o popmatters.
(http://www.popmatters.com/)
escrito por gente alfabetizada, e não caras de mais de 40 anos que pensam e escrevem como caras de 12 anos.
tava lendo lá e vi um título que invejei:
Are Comics Like Reading with Training Wheels?
seriam as histórias em quadrinhos, para a leitura, o equivalente a andar de bicicleta com aquelas bikes com duas rodinhas de apoio no pneu traseiro?
parece preconceito contra os quadrinhos (meu amigo gabaju tiraria a escopeta da gaveta se ouvisse algo assim), mas no fim o artigo é interessante, porque enxerga os comics como uma forma completa de narrativa.
tem lá também uma entrevista e um texto analítico sobre o novo disco da banda francesa AIR, o Love2.
o popmatters é véio de guerra, é um site antigão.
mas é engraçado como tem pouca coisa com esse pique analítico na cultura pop.
em geral, é site de picuinha (liam diz que fulano é veado, fulano diz que já comeu fulana, amy foi comprar pão com bobs no cabelo).
entra ano sai ano e criam-se novos sites, novos portais, e grande parte deles é um precário empilhamento de notas íntimas sobre astros e celebridades. jornalistas engalfinham-se por essas notas - amigo me contou sobre show de horrores dado por colegas da área de gossips no VMB 2009, e eu mesmo dei muita risada numa coletiva do franz ferdinand lá na the week (só faltou perguntarem ao kapranos que tipo de lâmina de barbear ele usa para fazer o bigodinho).
não é reclamação de ancião, me divirto com o mondo cane também, mas não é só isso que existe.
claro que coletiva de imprensa com gente do star system sempre foi um circo (nos anos 1980, quando comecei, era até mais doido, tinha neguinho que chegava briaco, outro que encarava o astro internacional querendo cobrar satisfação por disco ruim, maluco que só ia para comer no buffet da press conference).
mas era bem animado. o pepsi escolar (apelido dado ao cronista da época pelo reinaldo morais) plagiou revista megaconhecida, letra por letra, e causou.
um amigo quase foi vítima de um "cadeirocídio" (o axl rose jogou uma cadeira nele do mezanino do maksoud plaza). o alex antunes escreveu livro divertido sobre esse universo e essa época.
vai me enganar que vc não concorda que tá meio bovina a temporada?

Nenhum comentário: