segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

GERALDO CARNEIRO


um poeta que sempre me quiseram apresentar e eu pulei.
aí me caiu nas mãos (por enquanto está surrupiado) um exemplar de POEMAS REUNIDOS (editora nova fronteira, 464 pág., R$ 49,90).
só aí eu vi o que ia perdendo. geraldo carneiro é imprescindível.
selecionei dois poemas do livro verão vagabundo, de 1980, com poemas escritos a partir de 1972.




MEUS OITO ANOS

chamei ela no canto atrás
do dodge polara então olhei
e vi que ela tinha um relógio
dourado e uma correntinha de
ouro de nossa senhora
aí mostrei o canivete e ela
quis gritar eu disse não grita
dei uma porrada só para assustar
mas ela gritou e eu
enfiei o ferro puxei o relógio
beijei a medalhinha e
me arranquei



CANÇÃO ESTILO CARIOCA

tome alguma janela
com vista pra favela
e pro Cristo Redentor
ponha um galo preto
na sarjeta
e uma borboleta
estilo furta-cor
capriche na enseada de Botafogo
e esconda o lixo
detrás da banca do bicho
então chame uma baiana
estilo falsa macumba
e ponha para dançar uma rumba
em Copacabana
enfim, se for necessário
misture tudo e aplique um paetê
e chame um americano otário
pra ver

4 comentários:

Pedro Pellegrino disse...

Jotabê, recebeu meu email? Abraço.

el pájaro que come piedra disse...

Fala, Pedro!

Não tinha visto sua mensagem, vou checar meu email. Já te digo

el pájaro que come piedra disse...

Já chequei...
Nada de email, Pellegrino...


Qlquer coisa, manda para:
jotabe.medeiros@grupoestado.com.br

Pedro Pellegrino disse...

Valeu,Jotabê! Acho que foi pra esse que eu mandei, o Bortolotto que me passou. Vou mandar de novo. Está como Pedro Alvarez, deve ter sido isso, ou foi parar no garbage,rs. Abraços.