domingo, 19 de dezembro de 2010

CAPTAIN BEEFHEART, ADIÓS











Morreu na sexta, em Nova York, o lendário Captain Beefheart (codinome artístico do roqueiro Don Van Vliet), aos 69 anos. Sofria de esclerose múltipla e dedicava-se, nos últimos anos, à pintura, um estilo aproximado do de Francis Bacon.
Amigo de escola de Frank Zappa (com quem chegou a planejar um filme, Captain Beefheart Meets the Grunt People), foi um artista excêntrico e inovador (muitos o têm como um originador do que ficou conhecido como punk rock). Seu último disco lançado foi Ice Cream for Crow, de 1982. Marcou a trajetória na música com uma voz de alcance único, os ritmos malucos, a lírica absurda e sua familiaridade com gêneros diversos, do free jazz ao blues do Mississippi, do rock’n’roll ao rock progressivo. Nos anos 1950, ele iniciou sua trajetória em dois grupos de R&B, The Omens e The Blackouts. Ele e Zappa fizeram planos juntos até o momento em que Zappa mudou para Los Angeles, onde fundou The Mothers of Invention, e Van Vliet adotou para si a alcunha de Captain Beefheart, fundando a Magic Band com Alex St Clair e Doug Moon (guitarras), Jerry Handley (baixo) e Paul Blakely (bateria), em 1964.
Psicodelia, art-rock, rock dadaísta, vanguarda: quase tudo que se possa dizer da música sem convenções poderia ser aplicado a esse cara.

3 comentários:

Anônimo disse...

Como zappamaníaco, amo demais esse cara. Curiosidade descartável: ele adotou este nome (Beefheart) pois quando morava na casa da sua família, já casado com a primeira mulher (acho que ela tinha uns 16 anos) tinha um tio (dele) meio tarado que ficava dizendo pra moça: "let me show you my beefheart".
O Zappa também conta histórias deliciosas desse grande outsider (apesar de viverem às turras).
frank

el pájaro que come piedra disse...

hahahahahahahahahahahaha

i didn't know that!


hahahahahahahahahahah

maravilha!

Guilherme disse...

eu acho isso aqui quase pornograficamente bom:

http://www.youtube.com/watch?v=rw2yWkgs_Nk