quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

REALPOLITIK

sem aécio, o que muda?

o mineiro do leblon disse duas coisas com a desistência: não será candidato a presidente e provavelmente menos ainda a vice.
para presidente, aécio sabe que não passaria mesmo pelo exame de cúpula do psdb (não sejamos inocentes: seu partido não consulta bases nem faz convenção séria; a decisão será sempre num mesa do fasano ou do cipriani).

com aécio na "disputa", serra poderia enrolar até março.
agora, tem de sair do casco imediatamente ou perder terreno para os concorrentes.

aécio candidato era apenas um teste de prestígio, era a apresentação de um político ao grande público, digamos assim, com "vistas ao futuro".
seu partido mais perde do que ganha com sua saída da cena.
e é duro, até para militantes, imaginar aécio num palanque pedindo votos para serra.
claro, ele pode reconsiderar e virar vice, mas não é tolo, sabe que estaria jogando suas chances de 2014 e 2018 fora.

quem herda eleitores de aécio?
como ele nunca vestiu a armadura antilula, provavelmente seus eleitores simpatizem com marina, dilma ou ciro, algum candidato do mesmo espectro.

para vice, serra vai ter de achar alguém no partido aliado, o democratas.
josé roberto arruda não dá mais, paulo octavio também não, acm neto nem pensar.
é o primeiro problemão.
o segundo é o desgaste acentuado de kassab, seu afilhado político, em são paulo.

dilma também tem problemas. achar alguém respeitável no pmdb para vice é como procurar uma agulha no palheiro. qualquer que seja o escolhido, vai ter telhado de vidro para ser explorado interminavelmente.
mas ela terá a máquina a seu lado até o fim, ao passo que serra, saindo do governo, terá de contar com a capacidade arregimentadora de alberto goldman.
sem esquecer que o "captador" arruda está fora de combate em brasília, ninguém mais está depositando nos cofres dele.

já aécio, se pensa em 2014, e se vai mesmo se candidatar ao senado, terá um mandato legislativo pela frente. inventou sarna para se coçar.
para que seja um senador atuante, terá de se tornar primeiro relevante (e há quem duvide dessa capacidade do mineiro de perder tempo no front de debates).

já o grande cabo eleitoral das próximas eleições no brasil tem perto de 85% de aprovação popular e, mesmo que saia derrotado dessa eleição de 2010, provavelmente chegará imbatível a 2014. aécio está careca de saber disso. vai querer se manter na vizinhança de lula.

no meio de tudo isso, há o brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

análise política flecha? jb na veia.

Anônimo disse...

Jotabê
Gostei da análise, só acho que o terminat...digo, governador paulista não precisa se preocupar com um arrecadador tão amador como o Arruda. O ecocareca paulista conta com os melhores profissionais da área. E já estão de mangas arregaçadas há um bom tempo.
Só a "ampliação" da marginal vai levar R$ 1 bi e 300 mi.
Também fico pensando se não pesou para o trem-bão e playboy mineiro os futuros "torpedos" que estavam apontados na sua direção (como a "notícia" da bolacha que deu em uma de suas acompanhantes no Copacabana Palace). É, vida de "bon vivant" que quer o poder é difícil. Como disse o falecido Serjão Motta, sexo é para amadores.
frank